sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Arte do Neolítico



O último período da Pré-História é chamado de Neolítico ou Idade da Pedra Polida. Esse nome foi adoptado por causa da técnica de construir armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito. Mas além desse aprimoramento técnico, o acontecimento mais significativo desse período foi o início da agricultura e da domesticação de animais.
Esse fato é tão importante que ficou conhecido como Revolução Neolítica. A fixação do homem, garantida pelo cultivo da terra e pela manutenção de manadas, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como a família e a divisão do trabalho.

Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmica e construiu as primeiras moradias. Conseguiu ainda produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.

                                            

A arte do Neolítico leva à escrita -> Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. A consequência imediata foi o abandono do estilo naturalista que predominava na arte do Paleolítico, e o surgimento de um estilo simplificador e geometricamente  Em lugar de representações que imitam fielmente a natureza, vamos encontrar sinais e figuras que mais sugerem do que reproduzem os seres. Esta é a primeira grande transformação na história da arte.


Na cerâmica, a preocupação com a beleza -> Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
O homem do Neolítico começou também a abandonar as cavernas e a construir suas próprias cabanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário